O Movimento Autêntico é uma abordagem somática relacional, uma Prática do Testemunho, que se dá por uma pesquisa de investigação do movimento, do gesto, da palavra e da relação com o outro. Tem como objetivo desenvolver uma escuta apurada dos impulsos corporais, explorando uma interrogação: “o que me leva a mover?”. Seu objetivo é propiciar um contato com estes impulsos para que, conscientemente, se possa expressá-los ou contê-los. À medida que a pessoa vai escutando sua própria corrente de movimento interno em constante contato com o externo, vai se apropriando melhor das relações que estabelece consigo e com o mundo, alimentando o fluxo vital que percorre seu corpo e estabelecendo novas e mutantes relações entre o dentro e fora, seu corpo e o mundo, seu corpo e outros corpos. Uma prática que possibilita o exercício da presença com uma constante relação com a criação da vida, propulsora de muitos sentidos, dando forma ao que chamo de estéticas sensoriais.
O Movimento Autêntico é um método somático de pesquisa-prática do movimento, do gesto e da palavra, que tem como objetivo desenvolver uma escuta apurada dos impulsos corporais, explorando uma interrogação: “o que me leva a mover?”. Seu objetivo é propiciar um contato com estes impulsos para que, conscientemente, se possa expressá-los ou contê-los. À medida que a pessoa vai escutando sua própria corrente de movimento interno em constante contato com o externo, vai se apropriando melhor das relações que estabelece consigo e com o mundo, alimentando o fluxo vital que percorre seu corpo e estabelecendo novas e mutantes relações entre o dentro e fora, seu corpo e o mundo, seu corpo e outros corpos.
Uma prática que possibilita o exercício da presença com uma constante relação com a criação da vida, propulsora de muitos sentidos, dando forma ao que chamo de estéticas sensoriais. Este ritual contemporâneo se desenvolve a partir da relação Movedor e Testemunha. A estrutura do Movimento Autêntico é: uma (ou várias) pessoa(s) que move(m) e outra(s) que testemunha(m), atentando para a necessidade de haver pelo menos um Movedor e uma Testemunha. A pessoa que move (Movedor) fecha os olhos para fazer um mapeamento de seus próprios impulsos e decidir se quer externalizá-los ou não. E a Testemunha, de olhos abertos, observa o Movedor e o que acontece consigo próprio na presença desse outro. Trata-se de um trabalho sobre a apropriação do julgamento, interpretação, pensamento, sensações, imagens sobre o outro e sobre si, construindo, assim, um terceiro componente: a Testemunha Interna. Vejo no outro o que está em mim. Também é de mim o que o mundo fala. A Testemunha Interna se presentifica.
A missão do CIMA (Centro Internacional do Movimento Autêntico) é conectar, agrupar e inspirar diversas pesquisas baseadas no sistema MOVIMENTO AUTÊNTICO. Criado por Soraya Jorge e Guto Macedo, o CIMA é um campo interdisciplinar para o aprofundamento desta abordagem corporal ao redor do mundo.
Nos anos 90, Soraya Jorge, especialista em movimento, dançarina contemporânea e professora de Consciência do Movimento, formada pela Escola Angel Vianna, vai morar nos EUA onde tem a oportunidade de entrar em contato com essa abordagem na Califórnia e fazer a formação no Authentic Movement Institute, além de estudar e praticar diretamente com Janet Adler por 10 anos.
À partir do final dos anos 90, em suas visitas ao Brasil começa a oferecer cursos livres de Movimento Autêntico, até que em 2000 volta a residir no Rio de Janeiro. A partir de então, além de manter grupos de prática, apresenta o Movimento Autêntico em variados Congressos, Encontros e Festivais no Brasil e no Exterior.
Em 2010 em parceria com Guto Macedo, pesquisador, professor e dançarino contemporâneo especializado em Contato Improvisação e praticante do Movimento Autêntico desde 2003, funda o CIMA. Centro Internacional do Movimento Autêntico com o objetivo de conectar, agrupar e inspirar atividades, pesquisas e práticas baseadas no sistema MOVIMENTO AUTÊNTICO. Durante 4 anos realizaram em Viena/Áustria o Authentic Movement Apprenticeship Program, o PAMA, um projeto de formação criado em parceria com Clarissa Costa, Isaias Costa do Therapiezentrum Gersthof.
Em 2014 esse programa se re-vitaliza e ganha novo impulso no Brasil e Portugal com o nome de PROCESSO FORMATIVO em Movimento Autêntico.
Veja mais sobre a Consagração de Soraya Jorge Circle of Four como membro do Faculty Program criado por Janet Adler. Clique no botão abaixo.
Em maio de 2019, Soraya Jorge viajou para a Europa com alguns compromissos que envolveram o Movimento Autêntico como faz todos os anos. Desta vez a viagem teve início em Amsterdam, onde Soraya participou de um ritual de passagem. Nesta celebração foi consagrada a mais nova integrante do Circle of Four Faculty. Este programa, criado e desenvolvido por Janet Adler – inventora do Movimento Autêntico, é um programa de especialização no estudo do The Discipline of Authentic Movement, que reúne professores do mundo todo. É um reconhecimento e uma titulação importantes, que permitem que Soraya Jorge, além de ensinar o MA como já faz há 23 anos, ensine também a Disciplina do Movimento Autêntico e faça parte do "Program Circle of Four Faculty". Soraya foi consagrada como membro do Colegiado e Professora do AM Discipline, juntamente com Rosa Maria Govoni e Marcia Plevin.
Continuando com a viagem, em Lisboa, facilitou grupos de Iniciação, Aprofundamento e Encontros Individuais, além do Processo Formativo dando mais um passo para a sua estruturação. Em Berlim, facilitou um workshop com o título: Authentic Movement as a Political Way of Witnessing Life.
Ainda em Lisboa, participou do lançamento do livro Entre o Ser e o Estar - Técnicas Somáticas e Práticas Performativa (organização Ana Paula Batalha, Ana Macara e Katia Mortari) na Faculdade de Motricidade Humana (FMH), onde está publicado seu artigo Movimento Autêntico: Um Ritual Contemporâneo?Em 2016, também publicado pela FMH com as mesmas organizadoras, foi lançado o livro CORPOS (IM)PERFEITOS - Reflexões para o entendimento da Diversidade do Performer Contemporâneo com o artigo escrito pela parceria de Soraya Jorge com Ana Macara com o título de: Uma estética do abismo: Ciclos hormonais da mulher que dança, publicado pela FMH e segunda parceria com a professora doutora Ana Macara.
No final da viagem Participou do Retiro Internacional de Facilitadores em Wiesbaden, Alemanha, com a facilitação de Julia Gombos, onde pode se dedicar a essa potente abordagem e a potência que é estar praticando com experientes parcerias.
Amsterdam - Holanda
Soraya explora as questões de como o Movimento Autêntico desenvolve uma encarnação de consciência (bodyfullness) e como a espiritualidade é incorporada de uma maneira política, ecológica e ética no processo de testemunhar o mundo. Ela quer encontrar espaços novos e tradicionais para ter uma relação consciente com a vida cotidiana no Brasil e no mundo. Ela pesquisa maneiras pelas quais o Movimento Autêntico contribui para o surgimento da consciência: o Movimento Autêntico como uma Abordagem Relacional Somática, a Prática do Testemunho, o Terreiro Contemporâneo (Círculo Terroso Brasileiro-Africano) e a Ecologia Humana.
Soraya se formou em Dança Contemporânea na Faculdade Angel Vianna, onde leciona há mais de 20 anos. Na mesma Escola e Faculdade (FAV) é professora da Pós-Graduação em Terapia através do Movimento, Corpo e Subjetivação, curso que também se formou e também em “Estudos Avançados em Dança Contemporânea”, parceria da Faculdade Angel Vianna com a Universidade Federal da Bahia.
Soraya é doutoranda em Dança pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa.
Seu trabalho como pesquisadora do Movimento do Corpo Sensível (SOMA) foi apresentado em congressos, palestras e workshops.
Soraya e Guto Macedo criaram um Programa em um Centro no Brasil (CIMA- MA International Center) onde os alunos encontram uma Prática organizada. Ela também está desenvolvendo pesquisas entre o Movimento Autêntico e o Projeto AND LAB, com Fernanda Eugênio, em uma parceria entre o Brasil e Lisboa.
Com Mariana Camarote e Denise Passos, Soraya tem ensinado Movimento Autêntico dentro do BMM (Body Mind Movement – Brasil) em um programa especial de três anos de Psicologia e Anatomia Sensitiva.
CIMA – “Centro Internacional do Movimento Autêntico” © Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por Studio 4x